#5, ano 4, editorial

0 Posted by - 29/08/2017 - #5, ano 4, ilustrações, natália francischini

  • Salve salve lindos e lindas!

    Nesta edição falaremos de percursos e corpos…jornadas para fora, neste mundão de caminhadas internas dentro de nossos ossos, de nossas escutas.

    Temos a Julia Teles em Diário de Viagem: Ohain, Musiques et Recherches, nos contando de seu percurso na Bélgica. Ela transcreve seu diário de viagem durante o tempo que fez um curso de composição em fita magnética no Instituto Musiques et Recherches. Além de explorar a região e seus entornos, seus cheiros e sabores, ela conta sobre os momentos em que compôs de maneira tátil, cortando e colando pedaços de fita, pedaços de som.

    O desafio de agarrar o som também é mencionado no texto, Notas sobre MONTAGEM, de Alessa. Ela conta sobre a colaboração feita com a coreógrafa Elisabete Finger na peça MONTAGEM, para a qual fez a trilha e criou objetos sonoros. Mover o som era a provocação, como incorporar o som, trazer para o corpo isso e a importância da espacialidade na experiência sonora.

    E é neste gancho que Cadós Sanchez termina sua trilogia Para uma Música Peripatética Parte 3, no qual finaliza seu pensamento sobre graus de pertencimento e turismo. Ele nos apresenta seu trabalho Interfaces Sonoras em Situação de Rua – ISSR e comenta a idéia da improvisação livre como uma maneira de música peripatética.

    Contamos também com o duo Isabel Nogueira e Luciano Zanatta no texto Queer Noise, que percorre ainda mais o corpo sonoro e o que seria isso a partir de uma perspectiva queer. Qual é o papel do som na sexopolítica? E como a escuta pode ser um instrumento de empoderamento?

    E levando todos textos de um ponto ao outro, temos a participação de Natália Francischini como artista visual convidada. Ela, que tem seu trabalho inspirado na inevitabilidade da mudança e o acaso, é improvisadora livre e você pode conferir sua performance com guitarra preparada aqui, além de suas ilustrações aqui!

    Boas leituras!

     

     

    Flora Holderbaum e Alessa

     

     

    No comments

    Leave a reply

    Full Screen Popup Powered By : XYZScripts.com