#1, ano 4, editorial

0 Posted by - 18/02/2017 - #1, ano 4, editorial

  • Alô alô 2017!

     

    A linda inaugura a primeira edição de seu quarto ano de sonoras-escritas, em pleno clima pré-carnavalesco. Após um breve tempo de pausa em janeiro, nem tanto de férias, mas por outros direcionamentos de suas lindas editoras, voltamos para balançar ao som do Allah-lá-ô deste calor da cena experimental (música contemporânea, improvisação livre, ruído, experimentalismo sonoro, etc etc etc)!

    Antes de mais nada, nesta quarta feira, dia 22, em São Paulo, o Condomínio Cultural (Condô) recebe alguns de nossos colunistas, Henrique Iwao e Lucas Rodrigues Ferreira, junto com o fundador e ex-editor da linda, Tiago de Mello, nosso elo genealógico nmelindo (saudações!). Soarão Guitarra, Pickup, Bateria eletrônica e outras parafernálias eletro-eletrônicas.

    Foi com ouvidos atentos, captados os sinais purpúreos e serpentinos de nossos interlocutores, que recebemos notícias sobre a cena do experimentalismo sonoro em São Paulo. Assim, em resposta a um texto de nossa última edição, veiculamos com muito entusiasmo o texto da Natacha Maurer O caminho se faz ao caminhar, produtora e artista sonora que vem mexendo o caldo do que brota nesse âmbito, engrossando a liga do que, segundo ela, já se constitui uma cena plenamente ativa; tanto que possibilitou a realização de festivais nos últimos anos, alguns dos quais ela mesma produziu e realizou. Neste “à/propósito”, chamamos pra conversar quem quiser ensaiar novas formas de crítica nestes jardins de camélias ruidosas.

    Com não menos festa, recebemos o texto de Daniel Puig em seu ••ateliê-criação com sons, coluna-ensaio que prospera operações entre “som~notação~corpo […] do corpo e do tempo”. Puig maneja a noção de que pode-se observar estas relações de outras formas. “por exemplo, quais as relações entre a percepção (como um todo) e a notação? o que é transversal, quais são os pontos em que som, notação e corpo se tocam?”

    Henrique Iwao nos presenteia com a resenha sobre o álbum Adnos I-III, de Eliane Radigue, lançado em 2002 por Table of Elements / The Sandwalking Company e depois, em 2013, pela Important Records. Embalar demoradamente a escuta desse álbum no carnaval é uma experiência que recomendamos fortemente. Pois vamos à folia com sons de Radigue que, em sua “fascinação pelo controle que exige lentidão, tranquilidade de operação e uma sensibilidade detida no pormenor […], com “100 botões giratórios e 240 interruptores deslizantes, compôs Adnos I”. Além de muita coisa instrumental, como mostra Iwao.

    Tivemos também a linda surpresa de receber o texto multi-autoral sobre o ENCUN, realizado ano passado, 2016, em Porto Alegre, através da coluna de Isabel Nogueira e Luciano Zanatta. O texto: Sobre o Encun: texto a dez mãos e cinco cabeças, traz as considerações dos dois colunistas sobre o evento, além das contribuições de Tânia Neiva, Camila Zerbinatti e Valério Fiel da Costa. Os textos propõe-se a lançar alguns pontos reflexivos sobre mais 14 anos de evento. São abordadas algumas questões que o evento proporcionou sobre o meio criativo da música contemporânea brasileira. Isso é feito com diferentes abordagens: através de pesquisa quantitativa aliada às questões de gênero e representatividade; observações sobre espaços de atuação para mulheres; difusão e troca de deias a respeito da ocupação de espaços com atividade artística e reflexiva. Com certeza muitos de nossos colunistas e editoras(es) e muitos artistas que passaram pela linda participaram de alguma edição do evento. Nosso adolescente, querido e conhecido ENCUN lança suas vozes.

    E pra arrematar as vestes dessa festa sonora de leituras, temos a contribuição visual do artista Rodrigo Faustini como ilustrador da edição linda de carnaval, com sua série: Sonata para mídias em desaparição.

     

    Desejamos lindas leituras, ensaios e escutas!

    E bons pulos e ruídos de carnaval!

     

     

     

    Flora Holderbaum

    Alessa

    No comments

    Leave a reply

    Full Screen Popup Powered By : XYZScripts.com