Bisturí: Vino y Mezcal

2 Posted by - 03/11/2015 - #10, ano 2, vanguarda latino-americana de nova música

  • Bisturí: Vino y Mezcal

    Com prazer, apresento o artista mexicano Bisturí.

    Emiliano Mendoza, ou Bisturí, possui uma presença online intrigante. Ele opta por uma imagem elusiva e como resultado os fatos não constam nessa sua apresentação. Independentemente dos fatos eu vejo aqui um artista sensível que cria incessantemente e – tenho a impressão que – um tanto impulsivamente também.

    “Vino y Mezcal” começa com fragmentos, ou recortes, de uma gravação e logo somos jogados para um espaço abstrato cheio de profundidade e instabilidade. Constância não existe e sinto que a música promove e, ao mesmo tempo, expressa a natureza aleatória da mutação das coisas. Mas, infelizmente, esse espaço fragmentado, o circo de mutações, chega a um fim um pouco rápido demais e a música termina.

    Recentemente ele vem compartilhando inúmeros trabalhos na página do grupo Vanguarda no SoundCloud e percebi que maioria de seus trabalhos são relativamente curtos: escutei uma quantidade significante de seu trabalho no SoundCloud e também no seu bandcamp, onde tem 2 lançamentos que possuem cerca de 50 faixas de, em média, 1 minuto. Mas foi na página do vimeo dele que me deparei com um trabalho recente chamado “Jaibas”; uma supresa agradável que me lembra o maravilhoso trabalho dos mundos mágicos do doce Joseph Cornell. 

    Infelizmente esse video também tem uma vida curta. Eu gostaria muito de mergulhar nas ofertas estéticas do artista mexicano Bisturí, mas infelizmente devido à brusquidão do término de suas obras e a falta de tempo e de espaço para descobrir novas camadas em suas narrativas, não se consegue apreciar ao máximo o que o artista tem a oferecer. A duração infelizmente é um obstáculo para mim.

    Mas eu gostaria muito de no futuro ver trabalhos novos vindos de Emiliano Mendoza. Aguardo ansiosamente.

    Para mais informações, visite:

    soundcloud.com/bisturimx
    vimeo/bisturi
    bandcamp.com/bisturi

    Acompanhe outras faixas da Vanguarda:

    Adam Matschulat

    Continue lendo!

    No comments

    Leave a reply

    Full Screen Popup Powered By : XYZScripts.com