NMECHÁ#4 – música eletroacústica transbrasileira

2 Posted by - 27/07/2015 - #7, ano 2, Lilian Nakao Nakahodo

  • O dia 18 de junho começou numa correria fora do comum para uma quinta-feira. Deixei o Tiago em casa, descansando da maratona do dia anterior. Era o último dia pra finalizar um cd-projeto do nme, o NMEchá#4, já que em algumas horas aconteceria o seu concerto de lançamento. Fui em busca dos sachês de chás para o “kit imersão”. Aí, quem não conhece o nmechá se pergunta – o que tem a ver a finalização de um cd com sachês de chá? Bem, era o item que faltava do pacote que começou a ganhar vida há alguns meses atrás, seguindo a ideia – que acontece anualmente, há quatro anos – de apoiar a produção de um cd com peças eletroacústicas baseadas em chás.

    Não lembro porque comecei a “conversar” com o Tiago de Mello, um dos cabeças do nme. Lembro, sim, que foi pelo facebook, mais de um ano atrás, antes de nos encontramos ao vivo, pela primeira vez, e em Curitiba. Lembro, também, como fiquei feliz com o contato, porque acompanhava de longe o trabalho inclusivo que o nme vinha fazendo com música em espaços alternativos. E admirava aquela galerinha de São Paulo que estava levando a cultura eletroacústica para além dos círculos acadêmicos e usuais.

    Nesse dia 18, com a vinda do Tiago para Curitiba e a presença do compositor curitibano Felipe Ribeiro, lançamos o NMEchá#4 em um concerto acusmático realizado num belo casarão antigo de madeira e lambrequins. Conhecido localmente como SESI – Casa Heitor, é um espaço cultural que abriga a série “Artes Sonoras e outros sentidos: o som pensado e degustado” – concertos e performances adaptadas ao espaço da casa, que integram o paladar à experiência sonora.

    O NMEchá#4 é a quarta edição de um projeto que reúne oito compositores em um cd com obras eletroacústicas baseadas em chás escolhidos pelos próprios. Já participaram desse projeto mais de trinta artistas e compositores – um quadro expressivo para uma produção independente. Nesta edição,  propusemos aos compositores “transbrasileiros” de diferentes regiões, que já percorreram o país e o mundo, a expressão de uma alma sonora regional inspirada em infusões de sabor nacional. Alessandro Santana, Daniel Puig, Daniel Quaranta, Guilherme Bertissolo, Felipe Ribeiro, Marcelo Villena, Renata Roman e eu, apresentamos nossas perspectivas audíveis para a erva-mate, a catuaba, a verbena com capim-limão, a pitanga, a folha de laranjeira, a camomila e até a alucinante flor da trombeta.

    Na real, o NMEchá é mais que uma compilação de música eletroacústica. Ele representa a sinergia de várias pessoas que, há quatro anos, no meio de um turbilhão de projetos pessoais e profissionais, pensam, produzem e falam sobre as possibilidades afetivas e criativas do som. Não imaginava, há alguns anos quando conheci a iniciativa, que hoje eu mesma estaria na lida, ajudando o nme a tirar um nmechá do forno. E muitos ajustes orçamentários, atrasos, revisões, parcerias e surpresas mais tarde, trouxemos ao mundo um kit todo especial: dentro de uma linda caixa, o cd (design de Lucas Nery), além de um set de chás que inspiraram as composições (gentilmente embalado pelo estúdio Lumen Design), com link secreto para um vídeo alucinógeno do Alessandro Santana (!) e rótulos-poemas (criação de Ricardo Schmitt Carvalho).

    O concerto de lançamento aconteceu com uma série de surpresas até o final.  Imprevistos, desde a correria virtual para arranjar documentos e declarações dos compositores para o ECAD, até a ausência da Renata Roman, que no último momento não pode embarcar em São Paulo. E muitas alegrias: um público extraordinariamente à vontade – para um concerto eletroacústico – , instalado em pufes e sofás, tomando chás, comendo canapés e ouvindo a difusão das obras em uma sala aconchegante; e cujos feedbacks eu gostaria que todos os compositores pudessem ter ouvido pessoalmente.  Este texto é dedicado a eles, que embarcaram juntos na ideia com entusiasmo, desde o início.  E a todos que ficaram curiosos ou com vontade de apoiar o projeto – os kits NMEchá#4 já estão disponíveis na lojinha virtual do nme: loja.nmelindo.com.

    Lilian Nakahodo

    Continue lendo!

    No comments

    Leave a reply

    Full Screen Popup Powered By : XYZScripts.com