#1, ano 2, editorial

0 Posted by - 24/01/2015 - #1, ano 2, editorial

  • A revista sobre cultura eletroacústica que ora vos apresentamos começa o ano de 2015 mudando seu formato, sua periodicidade, sua cara, mas não seu foco. Temos alcançado muitas boas coisas nesse um ano de existência. Temos o que comemorar, agora, com nosso aniversário (agora há pouco mesmo, que nossa primeira edição saiu em 8 de janeiro do ano passado!). Com um ano de idade, segundo algum mapa da infância de alguma psicologia simplificada de revista (somos uma revista!), começa-se a correr desajeitadamente. Bom, lançamos, além das nossas 47 edições regulares e das três edições pdf inglês/português linda-i, linda-ii e linda-iii (do Brasil para o mundo), uma edição impressa, a linda!, impressa. Desajeitadamente, talvez, começamos nossa corrida a passos largos.

    Após esse lançamento, ganhamos um presente de natal: saímos entre os destaques do ano do João Marcos Coelho no Caderno 2 do Estadão! Muito felizes com o destaque dado a nossa versão impressa, lembramos, então, que, nessa mesma idade, um ano, segundo a mesma psicologia simplificada, entra-se na fase anal. Começaremos também neste ano a publicar os anais de nossa revista, para que nada passe desapercebido. Escrever a própria história é muito importante, principalmente quando trata-se de cultura e arte experimental: não temos ninguém que o faça por nós.

    A linda será, a partir de agora, mensal, e nossa próxima edição sairá na última segunda-feira de fevereiro, dia 23! A mudança, de semanal para mensal, é fruto de duas coisas: primeiro, percebemos que ninguém estava conseguindo ler tudo, que revista semanal estava muito pesado pra quem nos acompanha; segundo, resolvemos que a revista merecia ter uma cara, e pra isso precisava de um desenho mais cuidadoso a cada edição. Vamos ver se é uma boa cara.

    Alessa fala de um novo carro-de-som eletroacústico por vir; Julia Teles, da canção experimental, a que já veio e a que há por vir – ela existe? como ela é? Lucas Rodrigues Ferreira começou ele mesmo a fazer suas canções experimentais, como que respondendo à Julia; nosso mais novo colunista, Roberto Votta, questiona se experimental é um nome para algo ou um nome de coisa nenhuma; Tiago de Mello defende que o novo disco dos Racionais está entre o que há de melhor na nossa cultura musical – sim, experimental; Bruno Fabbrini experimenta a cidade de São Paulo num texto poético/de-saco-cheio; Luis Felipe Labaki nos lembra – e indica bons videos dentro – do Youtube Poop, o gênero audiovisual caótico surgido dentro da plataforma de veiculação de videos; Daniel Puig, nosso entrevistador informal, fala com o veterano Rodrigo Cicchelli Velloso sobre o começo de sua aventura eletroacústica; Luisa Puterman traz a caminhada silenciosa de Vivian Caccuri; Heloísa Ballarini fotografa,  Natália Keri escreve um texto e Henrique Iwao faz uma música, um sobre o outro sobre o outro; Sérgio Abdalla fala sobre como arruinar um solo, e questiona se isso existe; Caio Kenji fala sobre a recepção possível de sua obra por um possível público que ele não conhece, e pensa sobre o que seria o sucesso; Adam Matschulat, por fim, continua sua curadoria de indicações de compositores atuais, e hoje fala de Lautaro Vieyra.

    Este mês, estamos muito contentes de contar, nas imagens e na identidade visual da revista, com Élcio Miazaki e seus Re-Postais SP, onde ele submete cenas e detalhes de São Paulo a jogos de espelhos, como se a própria cidade olhasse para si, na sua excentricidade. É uma forma de abordar sua característica fragmentada e obsoleta, apesar do ensejo para modernizar-se sem critérios ou controle” (Confira também as imagens que ele produziu para a linda-iii, edição especial português/inglês em pdf).

    Não tendo ninguém que possa fazê-lo em seu lugar, pedimos algo de você: dê uma boa lida na revista. Esperando que nos perdoem o longo editorial de começo de ano, desejamos a todos uma agradabilíssima leitura, e, já que o ano já veio, vamos a ele de uma vez!

     

    Sérgio Abdalla

    No comments

    Leave a reply

    Full Screen Popup Powered By : XYZScripts.com